Mas o que é Hanuká?

Por Apa. Cândida Monteiro

A palavra hebraica Hanuká significa consagração ou dedicação. Esta festa é também conhecida no meio judaico como Festa das Luzes. Em João 10:22, vemos Yeshua (Jesus) passeando no Templo na comemoração da “Festa da dedicação”.

O fato que deu origem a esta festa ocorreu no ano 162 a.C. quando o povo judeu luta e toma novamente a posse de seu templo, que até então estava sob o domínio dos gregos, que o usavam de maneira profana para adoração de outros deuses.

No dia 25 do mês de Kislev eles realizam com grande celebração a rededicação do Templo com a consagração de um novo altar. O chamado “ner tamid” (fogo eterno) foi novamente aceso na menorá ,mas o óleo de oliva consagrado para queimar na menorá era suficiente para mantê-la acesa por apenas um dia e levaria no mínimo uma semana para se preparar mais óleo. Então, por um milagre do D-us Todo Poderoso, o fogo na menorá continuou queimando por mais 8 dias, tempo necessário para a preparação do novo óleo. Desde então, os judeus celebram a chamada Festa da Dedicação (ou festa de Hanuká) todos os anos durante oito dias, representando os oito dias do milagre do fogo no Templo.

O maior símbolo de Hanuká é o candelabro de nove pontas – a Hanukía, como é chamada.

Convite Especial

No dia 22 de Dez de 2014, ás 18h30 estaremos comemorando Hanuká no culto da família, e orando por milagres na sua vida.