Diaconato

Qual a origem do diaconato?

Diakonia , esta palavra de origem grega significa serviço, ministério e assistência ou socorro. No Novo Testamento, ela é usada com relação a todas as formas de serviço.

Os Diáconos foram escolhidos para suprirem as necessidades especiais que surgiram na criação da Igreja. Naquela ocasião, os Apóstolos compreenderam que não poderiam satisfazer todas as necessidades praticas do crescente ensinamento e supervisão geral e que precisariam de ajuda e do serviço de outros homens consagrados a Deus. Caso contrário, não conseguiriam cumprir o Ministério de Liderança para o qual Deus lhes havia chamado. E daí surgiram os Diáconos.

O Ministério Diaconato é uma benção na vida de uma Igreja. Deus não chama os capacitados, mas capacita aos que Ele chama.

Deseja ser parte deste ministério? Faça contato com os pastores responsáveis:

Prs. David e Ana França /david.balancaomega@gmail.com

12004902_1704843279743898_4496809266709792853_n

 Diretrizes gerais para os diáconos:

  1. Não faltar as escalas. Se houver necessidade arrumar um substituto e avisar ao seu líder.
  2. Todos devem se reunir uma hora antes do início de cada plantão e orar. O mesmo ato deve acontecer  ao término de cada plantão.
  3. O Diácono escalado deverá verificar organização do púlpito, Gasofiláceo banheiros, recepção, Servir Agua ao Preletor da noite e distribuir envelopes antes do inicio da Palavra de Oferta.
  4. O Diácono deve se manter em seu posto de serviço em espírito de oração e vigilante e só sair somente em caso de emergência. Não sendo emergência sua saída só se deve acontecer com a a autorização da liderança.
  5. O patrimônio da Igreja está sobre a sua custodia na sua semana de serviço. Por isso e necessário que se verifique juntamente com o irmão responsável se as portas, portões, cadeado estão fechados.
  6. E de responsabilidade do Diácono participar dos cultos e reuniões da Diaconia que forem agendados pelos seus Lideres.
  7. Todos os Diáconos devem respeitar seus líderes, e tudo que lhes for solicitado durante o seu plantão.
  8. O cumprimento do horário é muito importante para o desempenho da função.
  9. Diaconia não é serviço voluntário. É chamado de Deus!